Onde se respira música.

26/09/2015

Resenha | What Happened, Miss Simone? [2015]



Nina Simone, ou Eunice Waymon, foi uma mulher de vários feitos. Mesmo sob questões adversas, foi capaz de buscar forças e alcançar seus objetivos. No documentário produzido pela própria filha, Lisa Simone, e lançado recentemente pelo Netflix, "What Happened, Miss Simone?" é um retrato de todo suor da cantora, que sofreu com a pobreza, com o racismo de sua época, entre outras coisas.

Nina teve uma carreira de altos e baixos, mas antes, com muita dedicação e sem recursos, se tornou a primeira pianista clássica negra, alcançou as paradas com sua poderosa voz quase de barítono, sempre enfática em suas letras, retratando a pobreza, o racismo e a desigualdade social. além de ter uma bagagem ótima de música clássica. Muitas dessas letras enfáticas custaram caro para sua carreira posteriormente, diante da clara censura que sempre sofria.

Muito além do âmbito musical, Simone ilustra o cenário da época completamente difícil que vivia e do ambiente que a circundava, e surpreendentemente, demonstra certa inocência do que ocorreu em todo o século XX e ainda ocorre onde quer que vá: a segregação racial. Além disso, o que sobrava de talento também sobrava de temperamento. Sua relação conjugal era cheia de extremos. O fato de ser ativista dos direitos civis também prejudicou sua carreira, o que nunca a abalou. Seu relacionamento próximo com Malcolm X é citado, além do choque com a morte de Martin Luther King.

Mas nada disso foi capaz de estremecer os desejos de Nina. Sempre idiossincrática, ela sabia lidar com a situação e quebrava paradigmas sem obter cicatrizes. Tinha problemas familiares, posteriormente ficou debilitada em seu período crítico na carreira, mas pelo que sempre representou, contou com amigos capazes de se tornar verdadeiros pilares.

A força de Nina Simone é algo tão magnífico e inexplicável que, como se fosse possível, Nina lutaria pelos direitos civis quantas vidas fosse necessário, para poder tornar os EUA - e o que mais fosse possível - um lugar justo. Podemos dizer em absoluto que a Nina ativista tem um legado tão grandioso quanto a Nina cantora e compositora.


Share:

Tradução

Feed

Digite seu email abaixo:

Instagram

Twitter