Onde se respira música.

14/08/2015

Resenha | Cássia Eller - Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo [1999]


Cássia Rejane Eller, ou Cássia Eller, teve um sucesso tardio, catapultado pelo disco de 1999, "Com você... meu mundo ficaria completo". E logo após veio o Acústico MTV.

É consumado que "O Segundo Sol", um dos maiores hits da carreira da cantora - atrás apenas de "Malandragem" - é o carro-chefe do disco, mas a diversidade musical é o que coloca o mesmo num ponto fora da curva.

As composições da cantora são de um âmbito poético sem igual, que só se viu até hoje na música nacional nos dinossauros da MPB, além de Renato Russo, Cazuza e Herbert Vianna. O baixo insinuante de "Mapa do Meu Nada"; a flauta que é a cereja do bolo em "Gatas Extraordinárias", e dá um toque de influência nordestina, além de seus versos que demonstram um sentimento de submissão e ao mesmo de vontade obter domínio, um paradoxo e tanto. A canção é de autoria de Caetano Veloso.

"Um Branco, Um Xis, Um Zero" é como um brado - mesmo que intercalado com a serenidade - de uma propriedade ineficaz na música atual e que, aliada à guitarra, repassa ao ouvinte uma assimilação imediata. A faixa-título, assim como majoritariamente o álbum, é de um amor declarado e por vezes dito a todos indistintamente; destaque para a harmonia entre guitarra e teclados. Segue-se o segundo single do disco, "Palavras Ao Vento", uma das mais veneradas na carreira da cantora. A música já foi e é tema de novela, o que mostra que jamais perdeu força em todo esse tempo pós-morte da cantora. A canção é de autoria de Moraes Moreira e Marisa Monte.

O gosto pelo baião de Cássia se mostra fortíssimo em "Aprendiz de Feiticeiro" e "Pedra Gigante", essa última com participação de Bené Fonteles, e com autoria de Gilberto Gil. Para compreender "Infernal", basta imaginar a essência setentista de Stevie Wonder, com aqueles seus sintetizadores, como em "Superstition". "Maluca" é a mais distinta do disco; um tango em que Cássia a acompanha com uma serenidade incomum. Já "As Coisas Tão Mais Lindas" e "Esse Filme Eu Já Vi" não chegam a grandiosidade das outras canções, mas se mostram bem decentes, sendo essa última uma fusão de samba e jazz como nunca se viu na música brasileira.

Basicamente, Cássia teve todo apoio na composição dos maiores da MPB. A produção ficou por conta de Nando Reis, um dos maiores amigos da cantora. Eller se mostra, acima de tudo, uma intérprete única, seja qual for a abordagem nas canções.

Tracklist

  1. O Segundo Sol
  2. Mapa Do Meu Nada
  3. Gatas Extraordinárias
  4. Um Branco, Um Xis, Um Zero
  5. Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você)
  6. Palavras Ao Vento
  7. Aprendiz De Feiticeiro
  8. Pedra Gigante
  9. Infernal
  10. Maluca
  11. As Coisas Tão Mais Lindas
  12. Esse Filme Eu Já Vi

Share:

Tradução

Feed

Digite seu email abaixo:

Instagram

Twitter