Onde se respira música.

16/07/2015

Cinefilia Musicaholic | Watchmen [2009]


Um filme de 2009, que é, na real, uma adaptação dos quadrinhos de 1986/87, mas tem sua trilha ambientada basicamente nos 60s e 70s. Soou confuso para você? Pois saiba que o contraste é dos mais incríveis já vistos.

O primeiro petardo é o maior hit de Nat King Cole, "Unforgettable", sendo a primeira cena do filme. A violência da cena parece mitigada diante da suavidade em Cole. "The Times They Are A-Changin'", do Bob Dylan, é uma síntese das mais adequadas para o filme, retratando sua essência. A harmonia vocal de Simon & Garfunkel sempre apreciada aparece na icônica "The Sound of Silence", e se mostra-se a escolha perfeita diante de sua cena - e nem é preciso dizer porque se você captar a mensagem da canção (sem spoilers por aqui).

A imortal voz rasgada de Janis Joplin está presente em "Me and Bobby McGee". Analisando friamente a trilha oficial, o peixe fora d'água é, sem dúvida, a disco "I'm Your Boogie Man", do KC & The Sunshine Band, o que não necessariamente se mostra uma escolha errada para o filme. A graciosidade do jazz volta com Billie Holiday em "You're My Thrill", mesmo que a origem da canção seja de uma música popular de 1933.

A dramaticidade fica por conta das faixas excêntricas da trilha, as eruditas "Pruit Igoe" e "Prophecies", do compositor Philip Glass, além da Orquestra de Budapest com "Ride of The Valkyries". E se você ainda acha questionável a trilha, o filme conta com "Hallelujah", a original, na voz de Leonard Cohen, uma das músicas mais performadas em todo mundo até hoje, inclusive. Além da incendiária "All Along The Watchtower". Um daqueles raros casos que uma versão original boa - nesse caso a de Dylan - conta com um cover tão fantástico com a lenda Jimi Hendrix. E pra fechar, nada mais nada menos que a inquieta e tão convicta Nina Simone com "Pirate Jenny".

A faixa final é controversa. O My Chemical Romance foi capaz de reduzir "Desolation Row", original de Dylan, de 11 para menos de 3 mins. Ganhou peso, e polêmica, claro.

Tracklist:

  1. My Chemical Romance - Desolation Row (3:01)
  2. Nat King Cole - Unforgettable (3:28)
  3. Bob Dylan - The Times They Are a-Changin' (3:14)
  4. Simon & Garfunkel - The Sound of Silence (3:07)
  5. Janis Joplin - Me and Bobby McGee (4:31)
  6. KC and the Sunshine Band - I'm Your Boogie Man (4:03)
  7. Billie Holiday - You're My Thrill (3:24)
  8. Philip Glass - "Pruit Igoe" and "Prophecies" (8:37)
  9. Leonard Cohen - Hallelujah (4:37)
  10. The Jimi Hendrix Experience - All Along the Watchtower (4:01)
  11. Budapest Symphony Orchestra - Ride of the Valkyries (5:22)
  12. Nina Simone - Pirate Jenny (6:39)

Share:

Tradução

Feed

Digite seu email abaixo:

Instagram

Twitter