Onde se respira música.

03/07/2015

Cinefilia Musicaholic: American Hustle [2013]


Baseado em fatos, "American Hustle", ou "Trapaça" no Brasil, conta com um elenco de peso - sem trocadilhos com Christian Bale no longa. Portanto um elenco desse nível merece uma trilha a altura, da mais alta qualidade. E não é diferente. Da forma mais abrangente que se pode imaginar, a trilha oficial do filme que se passa em 1978 conta com canções propícias a sua época, incluindo a disco, R&B, jazz, além de artistas que marcaram mais de uma geração, como Paul McCartney e Elton John.

Entre o meio jazz está Duke Ellington, no qual é muito bem citado, servindo até de influência para a nova geração que conhece pouco do gênero, com uma frase marcante do personagem de Bale sobre 'Jeep's Blues': "Quem começa uma música assim?". Donna Summer e as lendas do Bee Gees dão o toque disco, apesar de esse último soar mais pop com alto grau de lamento, e ainda assim contando com a harmonia vocal característica do grupo. O Electric Light Orchestra colabora com duas canções, sendo "10538 Overture" parecendo ter seu riff usado em "Light It Up", do Rev Theory, em 2008.

"I Feel Love", da Donna Summer é, em contraste com a cena, uma ótima escolha, com sua música disco praxe, mas que tem um bom toque psicodélico. Harold Melvin & The Blue Notes colaboram com "Don't Leave Me This Way", que soa como aquele R&B e Soul que a Motown popularizou no fim dos anos 60, apesar de essa canção ter sido lançada pelo selo Philadelphia. A orquestração e a influência mexicana em "Delilah", de Tom Jones, dá o tom sessentista essencial ao longa. Sem falar no clássico "A Horse With No Name", do America, que já foi usada tantas vezes na cultura pop, mais recentemente em uma cena da série Breaking Bad.

Tracklist

1. Jeep's Blues - Duke Ellington
2. Goodbye Yellow Brick Road - Elton John
3. White Rabbit - Mayssa Karaa
4. 10538 Overture - Electric Light Orchestra
5. Live And Let Die - Wings
6. How Can You Mend A Broken Heart - Bee Gees
7. I Feel Love - Donna Summer
8. Don'T Leave Me This Way - Harold Melvin & The Blue Notes
9. Delilah - Tom Jones
10. I'Ve Got Your Number - Jack Jones
11. Long Black Road - Electric Light Orchestra
12. A Horse With No Name - America
13. Stream Of Stars - Jeff Lynne
14. Live To Live - Chris Stills
15. Irving Montage - Danny Elfman


Abaixo você pode conferir no Youtube a trilha oficial, além de canções no Spotify que são tocadas no filme, mas não foram inclusas.


Share:

Tradução

Feed

Digite seu email abaixo:

Instagram

Twitter