Onde se respira música.

18/06/2015

Joias do Youtube #10: Chico Science e Nação Zumbi @ Central Park


De Pernambuco para o mundo!!! Há exatos 20 anos, Chico Science liderava a Nação Zumbi, com participação especial de Gilberto Gil, numa apresentação épica no Central Park, em Nova York. Até aí, um grupo brasileiro tocar no exterior não é nenhuma novidade. Os Mutantes, por exemplo, fizeram muito sucesso lá fora. Raul Seixas também era visto com bons olhos na gringa. Mas a questão é mais profunda: o som pelo qual a Nação ficou famosa não é como a Bossa Nova de João Gilberto, Tom Jobim e outros. O manguebeat sempre foi regional. Não chegou a fazer com que surgissem grupos de alto escalão do gênero em outras regiões Brasil afora. Mas Chico Science foi capaz de unir o Maracatu ao Rock, conquistar o Brasil nos anos 90 e exportar sua sonoridade autêntica aos EUA.

Foi o primeiro show do grupo no exterior, em abertura para o próprio Gilberto Gil. Eles vieram a tocar em outros locais lendários, como CBGB, além de outros bares conhecidos dos EUA. A atual formação da Nação tocará no mesmo local, em homenagem aos 20 anos desse marco.

Essa é uma conquista não somente de Science e da Nação Zumbi, mas da música brasileira.

No vídeo abaixo, você pode conferir a apresentação, bem como entrevistas do Gil, o músico Arto Lindsey, Fred 04, além do próprio Chico.

Share:

Tradução

Feed

Digite seu email abaixo:

Instagram

Twitter

Arquivo do blog