Onde se respira música.

19/06/2015

Dire Straits: Quando "Sultans of Swing" não era um hit

Matéria traduzida da UDiscover Music

Sendo parte da história do rock, agora é estranho pensar que “Sultans of Swing” não entrou nas paradas mesmo quando foi pela primeira vez lançada há 37 anos pelo Dire Straits, em 19/05/1978.

A composição de Mark Knopfler era, de alguma forma, parte da curva ascendente da banda naquele ano. Eles foram apoiados pela BBC Radio London, notavelmente no show para rádio do escritor e locutor Charlie Gillett, e foram rapidamente ganhando reputação como uma das bandas mais quentes no palco – quase vivendo fora da vida da banda funky descrita na letra da música.

“Sultans...” não somente continua a tocar nas rádios, TV, propagandas de varejo e muitos outros lugares nos dias de hoje, mas teve influência no novo álbum solo de Knopfler, “Tracker”, especialmente na canção “Beryl”. ‘Eu acho que há um aceno claro ao antigo Straits’, diz Knopfler.  ‘Aquilo era algo deliberado, indo à um período porque parecia vestir a canção. Eu tirei uma parte de “Sultans of Swing” por essa razão, porque alguma coisa você associaria àquela época.”

Knopfler também lembra os dias passados de suor e trabalho quando o Dire Straits realmente estava fazendo o papel descrito em “Sultans of Swing”. ‘Você apenas ia de show em show esperando manter todos juntos,’ ele diz, ‘e esperando entrar na turnê, na qual nós gerenciávamos para fazer. Você só leva a partir daí.’


No mês que o single foi lançado no Reino Unido (a primeira vez), os Straits entraram em turnê com o Climax Blues Band, e fizeram shows europeus abrindo para o Styx. Em junho, eles tocaram seu primeiro show na turnê britânica como headliners, mas “Sultans...” não se tornou um hit até o novo ano de ’79, quando a banda entrou nas paradas norte-americanas com seu debut auto-intitulado e depois o single, o qual alcançou o #4. De volta ao Reino Unido, alcançaram o #8, e eles estavam bem e verdadeiramente em seu caminho.

Share:

Tradução

Feed

Digite seu email abaixo:

Instagram

Twitter

Arquivo do blog