Onde se respira música.

27/08/2013

Sucessos e fracassos: Covers brasileiros de vários hits


Partimos do princípio de que o cover é a maior forma de reconhecimento de uma música ou artista. Mas cover em outra língua e com uma letra adaptada não é uma fórmula garantida de sucesso. Pensando nisso, fizemos uma lista com (quase) tudo que foi "importado", incluindo os sucessos e fracassos obtidos. Confira:




Original: David Bowie - Starman
Cover: Nenhum de Nós - Astronauta de Mármore

O que dizer do Camaleão Bowie? A versão é incrível com toda sua orquestração. Já o cover deixa a desejar. A mudança é brusca, o ritmo é alterado. Se a música em si fosse do Nenhum de Nós e não tivesse ligação com "Starman", estaria dentro dos padrões, mas por tratar-se de um cover, o nível de qualidade é abismal.










Original: The Police - So Lonely
Cover: Léo Jaime - Solange

Um clássico do Police e de seu primeiro álbum, com uma fórmula pop que Sting e cia. sempre foram capazes de executar. Léo Jaime tinha boas intenções, mas... "So Lonely" virar "Solange" não soou legal.











Original: Soda Stereo - De Musica Ligera
Cover: Capital Inicial - À Sua Maneira

Coverizar uma música da Argentina é bem mais fácil que uma americana ou inglesa, convenhamos. Foi isso que o Capital fez. Mantendo a mesma vibe da original - muito boa, por sinal - quase não se nota a diferença na língua. O Capital sempre foi bom nesse quesito.










Original: The Clash - Train In Vain
Cover: Ira! - Pra Ficar Comigo

Mick Jones nos vocais, e "Train In Vain" virou um dos hits do Clash. Nasi e cia. arriscaram, mas o cover em "Pra Ficar Comigo" faz todo o sentido. A música soa como o clássico do Clash sem ser necessariamente uma cópia.









Original: Bob Dylan - Knockin' On Heaven's Door
Cover: Zé Ramalho - Batendo Na Porta do Céu

Se tem alguém que sabe lidar com a música internacional e saber interpretar, esse alguém é Zé Ramalho. "Zé Ramalho canta Bob Dylan", "Zé Ramalho canta Beatles". O cara sabe como aproveitar um bom som.









Original: Pericos - Parate y Mira
Cover: Os Paralamas do Sucesso - Lourinha Bombril

O Paralamas sempre usou e abusou da música latina, e caribenha, sobretudo... Mas muita gente nunca nem soube que se trata de um cover.











Original: Iggy Pop - The Passenger
Cover: Capital Inicial - O Passageiro

A tarefa não era fácil. Um cover para um hit do pioneiro do punk Iggy Pop pode arruinar como alavancar a imagem de um grupo, e o Capital soube aproveitar o sucesso de "The Passenger". O cover parece caminhar junto com a original, principalmente no começo e no refrão.









Original: The Beatles - Hey Jude
Cover: Kiko Zambianchi - Hey Jude

Mexer com uma música dos Beatles é como mexer com uma santidade. Algo me diz que Kiko Zambianchi fez a escolha errada...










Original: The Who - I Can't Explain
Cover: Ultraje a Rigor - Eu Não Sei

E quem disse que o Ultraje só sabe fazer músicas engraçadas?











Original: Les Rita Mitsouko - C'est Comme Ça
Cover: Capital Inicial - Sem Cansar

E o leque do Capital é vasto: castelhano, inglês, e francês, por quê não?

Share:

Tradução

Feed

Digite seu email abaixo:

Instagram

Twitter