Onde se respira música.

01/06/2013

Black Crowes: Na contramão do Grunge


Início dos anos 90: Com o declínio midiático do Heavy Metal, os adoradores do Rock dirigiam seus olhos para Seattle, onde surgia o Grunge, com bandas como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice In Chains como principais representantes. Eis que o improvável acontece. Totalmente na contramão cronológica, desponta o Black Crowes, com os irmãos Robinson (Chris e Rich), com um som tão autêntico como não se via há tempos. Um Blues misturado com Southern / Hard Rock totalmente setentistas para deixar todos boquiabertos.

Em 1990, é lançado "Shake Your Money Maker", que se tornaria um clássico dos anos 90. Nele, a atenção maior se encontra no single e cover de Ottis Redding "Hard to Handle", mas "Sister Luck", "Twice As Hard", "Jealous Again" e "She Talks to Angels" provam que o talento dos irmãos vai muito além. Destaque também para "Seeing Things", lembrando as backing vocals do Lynyrd Skynyrd em "Sweet Home Alabama".

Em 1992, eles lançam seu segundo disco, "The Southern Harmony and Musical Companion", onde está o maior hit até hoje da banda, "Remedy". Nele também há referências ao Southern, com backing vocals femininas no refrão. Há também um cover de Bob Marley, com "Time Will Tell".

Em 94 viria "Amorica" e sua capa polêmica, mas já sem a mesma qualidade de antes. Daí para a frente há um declínio de performance, devido a tantas trocas na formação da banda, podendo considerar fixo apenas os irmãos Robinson. Há também o desaparecimento midiático, mas quem se importa? Black Crowes é um dos nomes definitivos do Rock and Roll, afinal, lançar um ao vivo junto com Jimmy Page não é para qualquer um. E muito se deve à "Shake Your Money Maker".

Share:

Tradução

Feed

Digite seu email abaixo:

Instagram

Twitter