Onde se respira música.

07/03/2012

Capas de álbuns polêmicas






Fontes: Terra / Blog Interligado




Black Sabbath - Heaven and Hell (1980)


Talvez essa capa não seja tão polêmica, mas hoje em dia, com certeza haveria alguma restrição. Ela faz parte de todo um conceito, já que o título sugere que seja a aproximação do paraíso com o inferno. Por isso, os anjos fumando.










Van Halen - 1984 (1984)

A capa do "Heaven & Hell" me fez lembrar dessa. O álbum mais comercial do Van Halen. Foi outra capa que não chegou a ser censurada, mais provavelmente porque cigarro estava passando a fazer parte da cultura dos adultos e até de adolescentes durante a década de 80.










The Beatles - Yesterday and Today (1966)

Lançado em 1966 somente nos EUA e no Canadá, o disco carregava uma foto tirada pelo fotógrafo Robert Whitaker, mostrando o quarteto de Liverpool coberto de sangue, pedaços de carne e partes de bonecas. Apesar de ter dominado as paradas americanas na época de seu lançamento, a capa de Yesterday and Today foi duramente criticada. A gravadora Capitol ordenou que todas rádios que possuíssem o disco com a foto sangrenta o destruíssem. Hoje, é um dos discos mais raros e valiosos dos Beatles.




Jimi Hendrix - Electric Ladyland (1968)

O terceiro disco do deus da guitarra Jimi Hendrix causou rebuliço em outubro 1968 não apenas pelo seu repertório genial que mudou o rumo rock, mas também por causa da ousadia de sua capa. Uma fotografia de um grupo de belas mulheres nuas estampava Electric Ladyland. Recusada pela gravadora, a capa original acabou sendo substituída por uma foto da cabeça de Hendrix.





Rolling Stones - Beggars Banquet (1968)

A idéia dos Stones era de que a capa de Beggars Banquet, lançado em 1968, levasse a fotografia de um banheiro sujo e repleto de pichações. As gravadoras Decca e London, responsáveis pelo disco, fizeram a banda adiar o lançamento do álbum para que a banda pudesse providenciar uma nova arte: uma imitação de um cartão de convite. A capa original só veio à luz em 1984, quando Beggars Banquet foi lançado em CD pela primeira vez.









Blind Faith - Blind Faith (1969)

O primeiro e homônimo trabalho do super grupo de Eric Clapton, Steve Winwood e Ginger Baker provoca controvérsia até hoje. O autor da imagem na capa, que exibe uma garota nua segurando um avião prateado, alega que a menor foi fotografada com o consentimento dos pais. Apesar do disco hoje manter a capa original, na época de seu lançamento ele foi recolhido e a imagem da garota substituída por uma foto em preto e branco da banda.








Roxy Music - Country Life (1974)

Estampar seus discos com belas mulheres já tinha se tornado um hábito dos ingleses do Roxy Music em 1974. Mas a nudez das modelos Constanze Karoli e Eveline Grunwald na capa de Country Life foi um pouco demais para os padrões morais de alguns países. A capa acabou sendo censurada nos EUA, Espanha e Holanda.












Lynyrd Skynyrd - Street Survivors (1977)

O quinto álbum de estúdio dos reis do southern rock tomou as prateleiras das lojas em 17 de outubro de 1977. Na capa, a banda inteira posava envolvidos por várias labaredas de fogo. Poucos dias depois do lançamento de Street Survivors, uma acidente aéreo matou dois integrantes e feriu gravemente os restantes. Depois da tragédia a capa foi retocada e as chamas removidas.










Guns N' Roses - Appetite for Destruction (1987)

A arte inicial do primeiro disco do Guns N' Roses, banda acostumada a controvérsias, trazia uma pintura que retratava um robô estuprador prestes a ser atacado por um monstro de metal. Apesar do imenso sucesso comercial (20 milhões de cópias vendidas), os escritórios da gravadora Geffen foram inundados com reclamações e comentários de indignação. Só restou ao selo recolher as capas e substituí-la por uma versão mais amena.









Black Crowes - Amorica (1994)

Uma foto tirada das páginas da revista masculina Hustler, exibindo uma virilha feminina vestindo um biquíni com a bandeira dos EUA, era ostentada na capa do terceiro disco dos americanos do Black Crowes. O visual de Amorica não causou uma boa impressão nas redes de lojas que vendiam o disco, resultando numa devolução quase total dos cópias.












Type O'Negative - The Origin of Feces (1992)

A banda de metal de Nova York Type O' Negative colocou o close de um ânus na capa do álbum "The origin of feces", depois substituído por esqueletos dançantes. O orifício da foto é do vocalista Peter Steele.













David Bowie - Diamond Dogs (1974)

Acredite se quiser, este Bowiedog foi muito elogiado no lançamento de ''Diamond dogs'' em 1974, mas os guardiões da moral implicaram com a genitália exposta. Resultado: foi coberta, violando a obra do artista Guy Peellaert.





Dio - Holy Diver (1983)

Um padre sob ataque do diabo foi a capa de "Holy diver'', de 1983, o primeiro álbum solo de Ronnie James Dio, depois de deixar o Black Sabbath. Ele respondeu às críticas com ironia: ''Como sabem que não é um religioso atacando o demônio?''















Jane's Addiction - Nothing's Shocking (1988)

A capa do Segundo disco do Jane’s Addiction de Perry Farrell é de mau gosto, duas gêmeas siamesas com os cabelos em chamas. Não à toa o disco se chama "Nothing’s shocking". Bizarro.

















John Lennon e Yoko Ono - Unfinished Music N°. 1: Two Virgins (1968)

Na primeira noite em que assumiram seu amor e foram às vias de fato em maio de 1968, John Lennon e Yoko Ono gravaram '‘Unfinished Music Nº.1: Two Virgins'’ no estúdio da casa de campo de John na Inglaterra, um disco experimental com esta capa que, cá entre nós, é ridícula.














Megadeth - Youthanasia (1994)


A capa do sexto álbum do Megadeth (note a senhora pendurando bebês no varal) ficou por conta de Hugh Syme, o mesmo designer de álbuns de artistas como o Rush, Iron Maiden, Dream Theater e outros.

A capa polêmica foi banida de países como Malásia e Singapura, por seu conteúdo.












Regurgitate - Carnivorous Erection (2000)

O grupo sueco de grindcore Regurgitate lançou em 2000 o Segundo disco, "Carnivorous erection" com essa capa vomitante, um pênis atacando a lingua que lhe aplica um agrado. Nojento.





Share:

Tradução

Feed

Digite seu email abaixo:

Instagram

Twitter