Onde se respira música.

12/01/2012

Rush: Os 3 significados da capa do "Moving Pictures"






Fonte: Alta Felicidade



Moving Pictures é, invariavelmente, o disco mais importante do Rush. Você pode até não considerá-lo o melhor, mas não deve negar que foi ele que alçou Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart a um outro patamar. Lançado em 12 de fevereiro de 1981, Moving Pictures hoje é disco quádruplo de platina. Manteve refinadas as características da banda e, ao mesmo tempo, a tornou comercial (sem utilizar aqui o lado pejorativo do termo).

Mesclou todas as qualidades do power trio canadense em apenas sete músicas que mais parecem um best of, tamanha qualidade. Seria possível dissecar cada uma delas, mas penso que o post ficaria (ainda mais) gigantesco. Melhor não. Vou falar da capa, que é simplesmente genial, e fazer somente comentários sobre as canções.



Capa


A arte gráfica de Moving Pictures tem de tudo: duplo sentido, ou melhor, triplo sentido, jogo de palavras, trocadilhos e metáforas. A foto da capa foi tirada em frente ao prédio da Assembléia Legislativa de Ontário, no Canadá, terra natal dos caras. Em sua fachada, há três arcos e três pilares sustentando cada junção dos arcos. Sim, atente-se sempre para o número 3, referente a um power trio.

Hugh Syme, designer que cobrou U$ 10 mil pela arte, se comprometeu a dar movimento às cenas (moving pictures). Para tanto, criou o conceito com funcionários de uma transportadora, que carregavam três quadros, três pinturas (moving pictures). Temos também a família que se comove com a movimentação das pinturas (moving pictures). Sem falar na contracapa, onde uma equipe de filmagem registra toda a ação das imagens sendo carregadas (moving pictures).

No primeiro quadro, em menor profundidade de campo, vemos uma mulher/bruxa sendo queimada na fogueira, clara referência à Witch Hunt, faixa 6. No quadro do meio, uma pintura da famosa série Dogs Playing Poker. No terceiro quadro, mais à frente, o homem nu e a estrela, símbolo do Rush, primeiramente utilizado na capa de 2112.

Share:

Tradução

Feed

Digite seu email abaixo:

Instagram

Twitter

Arquivo do blog