Onde se respira música.

16/11/2011

Origens dos nomes das bandas






Você já parou pra pensar como pode ter surgido o nome de suas bandas preferidas? Poderíamos citar centenas e centenas de bandas, mas deixaremos outros exemplos para outros posts. Aqui vão alguns exemplos:


Blink-182: Inicialmente, a banda se chamaria apenas "Blink", mas já existia uma banda com o mesmo nome. Segundo boatos, (isso nunca foi confirmado pela banda) o "182" refere-se ao número de vezes que Tony Montana (personagem vivido por Al Pacino) fala "Fuck" no filme "Scarface".


AC/DC: Esse nome combinava com o som de "alta voltagem" da banda. "Tiramos o nome do aspirador de pó da minha irmã. A gente não tinha um nome para a banda e, na parte de trás do aparelho, havia uma chave escrito AC/DC (corrente alternada / corrente contínua), com um pequeno raio desenhado. Como aquilo significava potência, resolvemos adotar o nome" - Angus Young, lenda viva do Rock.


Black Sabbath: Originalmente foram chamados de "Earth", quando eles se juntaram em 1968 em Birmingham, Inglaterra, para tocar uma música muito mais leve do que o som pesado que passaram a fazer. Eles foram forçados a trocar o nome da banda porque outra, mais famosa, já estava usando esse nome. Escolheram então o nome de uma música, que o baixista Terry "Geezer" Butler tinha feito ao se inspirar em um suspense, escrito pelo novelista Denis Wheatley.



CPM 22: A banda se chamava apenas "CPM" (Como por Moral). Em 1998, a banda criou uma caixa postal que resultou no número 1022. Ao notarem a coincidência com a sigla (CPM), mudaram o nome da banda para Caixa Postal Mil e Vinte e Dois (CPM 22).


Deep Purple: Inicialmente, em 1968, a banda se chamava "Concrete God", mas decidiram ficar com Deep Purple a pedidos da avó do guitarrista Ritchie Blackmore, depois de ouvir sua música favorita "Deep Purple", hit número 1 em 1963. A música foi lançada em 1933.



Detonautas Roque Clube: O nome Detonautas surgiu da junção de "detonadores" com "internautas", afinal, nos conhecemos em salas de chat da internet. Acrescentamos o "Roque Clube" um tempo depois, utilizando o "qu" na palavra "Roque" para representar a nacionalidade do grupo e o "Clube" para que sejam bem-vindos todos aqueles que quiserem fazer parte do nosso grupo.



The Doors: O nome The Doors veio de uma conversa de Jim Morrison com seu companheiro de quarto na UCLA. Discutindo nomes para uma imaginária banda de rock, eles concordaram que uma boa escolha seria Doors ("Portas", em português), que vem de um poema de William Blake: "Há coisas que são sabidas e há coisas desconhecidas entre as portas".



Iron Maiden: O baixista Steve Harris nomeou a banda depois de ler sobre uma prática de tortura medieval citada no livro "The Man With The Iron Mask (O Homem da Máscara de Ferro)



The Police: O grupo foi nomeado pelo baterista Stewart Copeland em 1977, como uma referência irônica a seu pai, que era chefe da Equipe de Ação Política da CIA, que nos anos 50 ficou conhecida como um departamento corrupto.



Pink Floyd: Primeiramente, a banda foi nomeada The Pink Floyd Sound, pelo vocalista e guitarrista Syd Barrett em homenagem aos bluesmen da Georgia, Pink Anderson e Floyd Council. Assim que o som deles foi mudando, o nome foi reduzido a Pink Floyd.

Share:

Tradução

Feed

Digite seu email abaixo:

Instagram

Twitter