Onde se respira música.

28/10/2011

Você Sabia? #9: "Last Kiss", do Pearl Jam é um cover






Single de J. Frank Wilson and the Cavaliers
A música "Last Kiss" é um dos maiores sucessos do Pearl Jam, lançada em um compacto para os sócios de seu fã-clube no Natal de 1999, com grande repercussão nas rádios de todo o mundo. O que pouca gente sabe, no entanto, é que "Last Kiss" foi um sucesso na década de 60 na interpretação de J. Frank Wilson & the Cavaliers, um dos melhores grupos da cidade de San Ângelo, nos Estados Unidos. E ela foi baseada em uma história verdadeira... e bastante trágica.

O fato deu-se em Barnesville, Geórgia, no dia 22 de dezembro de 1962, véspera de Natal. Na Highway 341. um jovem de 16 anos, J.L. Hancock, estava indo com um grupo de amigos a um baile em um Chevrolet 54 quando seu carro chocou-se com um caminhão. No banco da frente, ao lado do motorista estava uma moça, Jeanette Clark que, assim como Hancock e um terceiro amigo, morreu na hora. Os outros garotos que estavam no carro ficaram gravemente feridos. A maior parte das vítimas era aluna do Gordon Military College e, tanto na escola como na cidade, o acidente provocou grande comoção.

O criador original da letra de "Last Kiss" foi Wayne Cochran, cantor e compositor que, segundo a lenda, testemunhou o acidente e dedicou seu hit a memória de Jeanette Clark. Em novembro de 1964, quando a música foi lançada, canções que contavam desgraças adolescentes estavam na moda e, com um toque mais romântico e um pouco de sensacionalismo, "Last Kiss" tornou-se ainda mais atraente para os ouvintes. O único hit de J. Frank Wilson chegou ao segundo lugar da parada americana. Em seguida, Wilson lançaria seu primeiro LP, também batizado de Last Kiss, em que a capa mostrava o cantor segurando uma garota moribunda - representando graficamente o cenário do hit. O disco vendeu cerca de 100 mil cópias e atualmente a edição original tem grande valor, sendo muito procurada por colecionadores.

Cochran nomeou de "Last Kiss" porque era o auge dramático da canção, e também porque já havia uma canção de Floyd Cramer chamada "Last Date".

Já na versão da banda grunge, a canção foi lançada em 1999 na compilação "No Boundaries: A Benefit for the Kosovar Refugees", em prol dos refugiados. Foi lançada como single no mesmo ano.

Confira as duas versões:




Share:

Tradução

Feed

Digite seu email abaixo:

Instagram

Twitter