Onde se respira música.

11/09/2011

Multi-instrumentistas #1






Esta matéria é dedicada aqueles que além de serem mestres em um instrumento, ainda consegue ser geniais à ponto de tocar vários outros instrumentos. Citarei apenas alguns.


Richard William Wright (Pink Floyd)

 Richard William Wright, mais conhecido como Rick Wright morreu em 2008, mas deixou um grande legado. O genial tecladista é mundialmente conhecido por seu trabalho no Pink Floyd. Além de teclado, ele sabia tocar violoncelo, guitarra, saxofone, trombone e ainda cantava! Seu reconhecimento vai por sua ajuda nas composições em especial de "Dark Side of The Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), e "Animals" (1977).


Dave Grohl (Nirvana, Foo Fighters)


 Desde os tempos de Nirvana, Dave já mostrava toda sua habilidade, destruindo na bateria. Atualmente, ele mostra que talvez possa ser considerado um artista completo, sendo o vocalista e guitarrista do Foo Fighters, tendo também um projeto paralelo, tocando ao lado de John Paul Jones (ex-Led Zeppelin) e Josh Homme (Queens of The Stone Age) no grupo Them Crooked Vultures. Além disso tudo, Grohl ainda sabe tocar teclado e baixo.

 


Trent Reznor (Nine Inch Nails)

 Um dos principais nomes do rock industrial, senão o principal, Trent Reznor foi um dos principais nomes do Rock na década de 90. Muito se deve ao fato do sucesso de "The Downward Spiral", de 1994. Pra se ter uma ideia, Reznor produziu o disco ao lado de Flood e gravou sozinho todos os instrumentos para o álbum. Dentre os instrumentos que ele sabe tocar, está o piano, sintetizador, guitarra, baixo, saxofone, violoncelo, sousafone, flauta de pan, tuba, entre outros.


Paulo Miklos (Titãs)


Desde o começo dos anos 80 com o Titãs, Paulo Miklos mostra nas performances ao vivo porque é considerado um grande músico. Dentre os instrumentos que ele têm conhecimento estão guitarra, violão, baixo, gaita, flauta, bandolim, saxofone e banjo. O exemplo mais recente é do DVD dos Titãs junto com Os Paralamas do Sucesso, onde na faixa "Sonífera Ilha / Ska" ele faz uma sensacional virada de uma música pra outra com seu sax, como você pode ver abaixo:




Paul McCartney (The Beatles)

O ex-beatle tem conhecimento de menos instrumentos comparado aos outros músicos citados aqui, porém, logo após o fim dos Beatles, o Sir lançou o álbum solo "McCartney", de 1971. Detalhe: todas as músicas foram compostas por ele, todos os instrumentos gravados por ele e o disco produzido por ele. Você acha pouco? E ainda uma das músicas virou hit. Confira "Maybe I'm Amazed":



Claro, esses são apenas alguns músicos citados. Em breve, postarei mais uma lista.

Share:

Tradução

Feed

Digite seu email abaixo:

Instagram

Twitter